sexta-feira, 16 de julho de 2010

2º Módulo do curso do Ceale na cidade de Coronel Fabriciano.
Participação da equipe pedagógica nesta formação continuada.





Nossa equipe com a professora formadora Flor de Maio



quinta-feira, 1 de julho de 2010

Atividade cultural - Arraiá do Cidadão Nota Dez.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ENGENHEIRO CALDAS – MG
PROGRAMA CIDADÃO NOTA DEZ
Por um Brasil Alfabetizado

RELATÓRIO “ARRAIÁ CIDADÃO NOTA DEZ”


Elizeth Gonçalves da Silva
18 de junho de 2010.


Aos 18 dias do mês de junho de 2010, na E. M. Luíza Gonçalves Lessa, foi realizada a 1ª atividade cultural do Programa Cidadão Nota Dez no nosso município. Fizemos um grande Arraiá do Cidadão Nota 10 que surtiu um grande efeito na motivação dos nossos alfabetizandos.
Torna-se pertinente salientar o quanto nossos alfabetizandos se entusiasmaram em preparar e participar desse grande arraiá. Juntamos neste dia todos os demais alfabetizandos de todo município. Tivemos comes e bebes típicos da festança e contamos com a presença de algumas autoridades governamentais, Secretária Municipal de Educação e Cultura e educadores da rede municipal de ensino.
Alguns dos nossos alfabetizandos puderam demonstrar um pouco do talento, como o sanfoneiro, o pandeirista e o operador de som, estes abrilhantaram a nossa festa e depois contamos com um maravilhoso forró, na qual a maioria dançou bastante. Além da valorização cultural, esse evento serviu para a valorização pessoal dos nossos alfabetizandos do Programa.
Podemos ressaltar que atividades assim fazem com que conseguimos alcançar nossos objetivos de forma mais descontraída e com mais entusiasmo. Pois nosso público-alvo são pessoas que necessitam desta inserção social e desses momentos de valorização.



















1º módulo - CEALE - Curso de formação continuada

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ENGENHEIRO CALDAS - MG
CURSO DE FORMAÇÃO

Nos dias 10,11 e 12 de junho de 2010, a equipe pedagógica da rede municipal de ensino de Engenheiro Caldas, participou do 1º módulo do curso de formação continuada - CEALE, na cidade de Coronel Fabriciano. O curso será ministrado em três módulos e é uma parceria do MEC com os municípios através do PAR - Plano de Ações Articuladas.










Escolha do livro didático para os anos finais do ensino fundamental

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ENGENHEIRO CALDAS – MG
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

RELATÓRIO (ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO)
ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Engenheiro Caldas, 29 de junho de 2010.


Aos 29 dias do mês de junho de 2010, na E. M. Luíza Gonçalves Lessa, Distrito do Divino do Traíra – Engenheiro Caldas – MG, foi realizada a oficina com o objetivo de analisar e escolher o livro didático dos anos finais do ensino fundamental.
O encontro contou com a participação das duas escolas que oferecem os anos finais do ensino fundamental. Os livros foram expostos para análise e os grupos foram divididos de acordo com as disciplinas. Cada equipe fez a escolha da primeira e segunda opção e após este momento apresentaram aos demais professores quais foram os pontos positivos dos livros escolhidos.
Mediante a participação, podemos inferir que o encontro foi de grande proveito, pois unificou a escolha e os profissionais puderam contar com a ajuda dos colegas. As pedagogas Eliana Ribeiro e Adriana Costa, juntamente com o apoio pedagógico da professora Liliane fizeram um bom trabalho para a concretização desse encontro. Cabe ressaltar que mesmo tendo recebido poucos exemplares das editoras, os professores buscaram também através do guia e isso contribuiu e muito para que estes não se apegassem apenas na parte visual do material, e sim na essência em relação aos conteúdos propostos dando ênfase a realidade e necessidades dos educandos.











Formação continuada com a equipe pedagógica

Tema: Literatura
Objetivos:
  • Mostrar ferramentas e práticas atuais para o desenvolvimento do trabalho de literatura na Educação Infantil e Ensino Fundamental;
  • Valorizar a literatura e o seu enquadramento nos diferentes níveis etários.

Apresentação da oficina




Preparação da apresentação