sexta-feira, 29 de julho de 2011

"O sítio do Pica-pau amarelo"

José Bento Renato Monteiro Lobato, foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Importante editor de livros inéditos e autor de grandes traduções. Dentre suas obras para crianças, as mais famosas são: "Reinações de Narizinho", "Caçadas de Pedrinho" e "O sítio do pica-pau amarelo".



"Uma história de futebol"

O paulista José Roberto Toureiro, um dos craques de nossa literatura, nos brinda com o livro: "Uma história de futebol", que é perfeito para quem gosta de ler e se emocionar. Zuza e Dico, nossos heróis são dois meninos fanáticos por futebol. Esta apresentação, realizada pelos alunos do 5º ano de escolaridade nos mostra como uma amizade pode mudar nossas vidas e como um menino do interior pode se tornar o maior jogador do mundo.









Desafio: "Zé Vicente e Maricota dos Rabichos"

Zé Vicente é natural de Orós, Ceará, poeta, lavrador, compositor e cantor. Canta e compõe desde 1981, fazendo suas criações e voz, expressão de identidade e afirmação cultural, não só para o povo brasileiro, mas também para os povos dos lugares por onde tem passado, na América Latina, na Itália, na África do Sul.

Artista, cidadão, ecologista, místico. Um apaixonado por seu povo, sua terra, pátria, planeta, suas raízes sagradas. Através das oficinas de Arte-vida, Zé Vicente vai sensibilizando pessoas com sua poesia e música criativa, em sintonia permanente com grandes causas humanas, sociais e ecológicas do seu tempo.

Os alunos do 3º ano de escolaridade, apresentam o desafio: "Zé Vicente e Maricota dos Rabichos".

A turma do Menino Maluquinho

Ziraldo Alves Pinto, natural de Caratinga - MG, filho mais velho de uma família de 07 irmãos. Seu nome vem da combinação dos nomes de sua mãe - Zizinha com o seu pai - Geraldo: assim surgiu o Zi-raldo.

Ziraldo ganhou destaque nos anos 60 com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, "A Turma do Pererê". Suas obras já foram traduzidas para o inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.

O livro "O Menino Maluquinho" foi lançado em 1980 e se tornou um dos maiores fenômenos editoriais do Brasil da história da literatura brasileira, com mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos. O livro que está na 100ª edição já foi adaptado para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame e cinema.

Poema - "O pássaro cativo"

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, conhecido com Olavo Bilac, além de poeta, foi jornalista, crítico, inspetor da Instrução Pública e membro do Conselho Superior do Departamento Federal. Membro-fundador da Academia Brasileira de Letras, ocupou a cadeira número 15 da entidade, cujo patrono é outro poeta: Gonçalves Dias. A sua preocupação em atingir a perfeição é refletida em alguns poemas, que possuem uma grande beleza pelo ritmo e sonoridade. Boêmio inveterado, Olavo Bilac também foi um dos maiores defensores da abolição da escravatura, unindo-se a José do Patrocínio.

Os alunos do 5º ano de escolaridade apresentam o pema - "O pássaro cativo" de Olavo Bilac e em seguida a coreografia da música - "Obra de poeta" de Chitãozinho e Xororó que tem estrita relação com o poema.


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Poesia - "A margarida friorenta"

Fernanda Lopes de Almeida é um dos nomes mais expressivos na área da literatura infantil brasileira a partir da década de 70. Vale destacar que a escritora está entre os mais importantes autores. Fernanda é criadora de histórias inesquecíveis, que se inserem na memória literária e cultural do país. Os alunos do 4º ano de escolaridade apresentam uma de suas obras: poesia - "A margarida friorenta".

Coreografia em homenagem aos autores de Minas Gerais

Homenagem aos autores Mineiros


Salve Minas Gerais, terra das mulheres bonitas do jeito mineiro e saudável de ser, "comendo quieto", terra fértil de inspiração de grandes músicas e revelação de grandes talentos. Esta apresentação é uma reverência aos autores nascidos em Minas que se consagraram nacional e internacionalmente. Um reconhecimento a escritores que, ao longo do século XX, deram visibilidade à literatura nascida no estado. Os alunos do 3º ano de escolaridade apresentam uma homenagem aos autores mineiros através de uma coreografia com a música "Seio de Minas", da também mineira, Paula Fernandes.

Poesia - Leilão de Jardim

Poesia - "Leilão de Jardim" de Cecília Meireles

Cecília Meireles nasceu aos 07 dias do mês de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro. Em toda sua vida, nunca se esforçou por ganhar nem se espantou por perder. A noção ou o sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento de sua personalidade. O lirismo de Cecília Meireles é considerado o mais elevado da moderna poesia de língua portuguesa. Nenhum outro poeta iguala o seu desprendimento, a sua fluidez, o seu poder transfigurador, a sua simplicidade e seu preciosismo, porque Cecília Meireles, só ela, se acerca da nossa poesia primitiva e do nosso lirismo espontâneo...


Apresentação dos alunos do 4º ano de escolaridade

Coreografia com a música - "Além do Horizonte"

Apresentação de uma coreografia com alunos do 3º, 4º e 5º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, com a música - "Além do Horizonte" de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Roberto Carlos Braga, mais conhecido com Roberto Carlos, é cantor e compositor, ele foi um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira, liderando o primeiro grande movimento de rock feito no Brasil. Além dos discos, estreiou um programa na TV Record, chamado "Jovem Guarda". Atualmente continua se apresentando com frequência e realiza anualmente um especial que vai ao ar na semana do Natal, mesma época em que costumavam ser lançado seus discos anuais.


terça-feira, 26 de julho de 2011

Encenação da música - Meninos de Rua

Os alunos da EJA apresentaram, juntamente com o professor Antônio José, uma encenação da obra de Lígia Costa Leite - "Meninos de Rua".

Apresentação da EJA

Equipe da SMEC


Equipe da SMEC, Prefeito e Vice-Prefeito e equipe gestora da E.M. Mª da Conceição Ferreira

Sarau - "Nas asas da imaginação"

ESCOLA MUNICIPAL ADEODATA DA SILVEIRA CASTRO


O projeto "Leitura", teve como objetivo desenvolver nos alunos o hábito e prazer pela leitura, buscando a formação de uma comunidade escolar leitora.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Música - "Doidas, doidas andam as galinhas"

Música - "A sementinha"

Aline de Barros, nasceu no Rio de Janeiro, aos 07 dias do mês de outubro de 1976, é uma cantora gospel, que atrai crianças, jovens e adultos com ritmos modernos e mensagens cristãs. O 1º período do Pré-Escolar apresenta a música "Sementinha".







Poesia - "As borboletas"

Vinícius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro, aos 19 dias do mês de outubro de 1913. Escreveu seu primeiro poema aos sete anos. Aos 19 publicou seu primeiro livro. A turma do 2º período do Pré-Escolar apresenta uma das suas poesias: "As borboletas".



História - "Arca de Noé"

Ruth Rocha nasceu aos 02 dias do mês de março de 1931, é considerada uma das maiores escritoras da literatura infantil no país. Inspirada na bíblia, Ruth Rocha fez uma adaptação da história "Arca de Noé".













Música - "Enquanto seu lobo não vem"

Apresentação da música "Enquanto seu lobo não vem", escrita por Paulo Coelho e Fábio Júnior, interpretada pela cantora Xuxa.



sexta-feira, 15 de julho de 2011

Música - "Somos o amanhã"

O futuro depende de cada um de nós, e o que fazemos dele? Pensando nisso que os alunos do 4º e 5º ano de escolaridade escolheram encenar a música da Xuxa - "Somos o amanhã".


Poesia: "Nome da gente"

Pedro Bandeira nasceu em Santos, aos 09 de março de 1942. É um escritor que direciona suas obras para crianças e jovens. A poesia "O nome da gente" se trata de algo muito particular e individual.


IV sarau - Diversidade Cultural

Com o objetivo de desenvolver nos alunos uma cultura leitura e respeito pela riqueza cultural do Brasil, a Escola Municipal Luíza Gonçalves Lessa, realizou neste ano de 2011 o IV Sarau - "Arte em toda parte" com o tema: Diversidade cultural.

Coreografia com a música: Vou levar vovê - Zezé de Camargo e Luciano

Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. Pois a sociedade brasileira não é só formada por diferentes etnias, como imigrantes de países. Somos donos de uma das culturas mais ricas do mundo.

"O Brasil é lindo e a gente não vê". Essa beleza, podemos percebê-la na coreografia da música "Vou levar vovê" - de Zezé de Camargo e Luciano.


Região Norte

Composta por 07 estados é a região menos habitada do Brasil. Possui a maior concentração de povos indígenas do país e alguns desses povos vivem isolados no centro da maior floresta tropical do mundo - Floresta Amazônica. São 215 diferentes sociedades indígenas, aproximadamente 358 mil pessoas que falam 180 línguas distintas e que lutam diariamente contra as discriminações, preconceitos, buscando manter sua cultura tão massacrada ao longo da história.

Alunos da Pré-Escola (Educação Infantil)

Festa de Parentins

Parintins é uma cidadezinha localizada à margem esquerda do Rio Amazonas, na Ilha de Tupinambarana, e seu acesso se dá somente por via aérea ou fluvial. Por si só, já é uma cidade cheia de graça e beleza devido aos seus inúmeros atrativos naturais e ecológicos, sendo o principal deles o Lago Macuricanã, que possui diversos peixes e aves exóticas. Mas o que coloca Parintins no topo e a faz reconhecida mundialmente é seu magnífico Festival Folclórico realizado sempre nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Nessa época, Parintins vibra e se enche de luz e cores num espetáculo de intensa magia, quando são apresentados os Bumbás Garantido e Caprichoso, cujo duelo é uma das mais belas manifestações folclóricas do Brasil.

Alunos do 5º Ano de Escolaridade

Carimbó

O Carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se e recebeu outras influências, principalmente negra. Seu nome, em tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó. Surgida em torno de Belém na zona do salgado (Marapanim, Curuçá, Algodoal) e na Ilha de marajó, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a lambada e o zouk.


Região Sul

Formada pelos Estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Muitas cidades do sul do país foram fundadas por colonos alemães e italianos. Portanto, a cultura desta região é fortemente marcada pela influência cultural destes países europeus. Festas típicas, danças, músicas e a culinária são marcadas por traços alemães e italianos. Uma das principais festas é a da uva ou Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, é uma festa brasileira da cultura italiana e da produção agro-industrial regional que acontece a cada dois anos no município de Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul.


Apresentação realizado pelos alunos do 4º Ano de Escolaridade

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Literatura de Cordel

A literatura de cordel é uma das manifestações culturais nordestinas, é um tipo de poesia popular, originalmente oral e depois impressas em folheto rústicos expostos para venda pendurados em cordas ou cordeis, o que deu origem ao nome. São rimados e ilustrados com xilogravuras (gravuras usadas nas capas). Entre seus principais autores destacamos Patativa do Assaré, nome artístico de Antônio Gonçalves da Silva. Este grandioso escritor da literatura de cordel, nasceu em 05 de março de 1909 na cidade de Assaré no Ceará. Dedicou sua vida a produção de cultura popular (voltada para o povo marginalizado e oprimido do sertão nordestino). Com uma linguagem simples, porém poética, destacou-se como compositor, improvisador e poeta. Produziu literatura de cordel, mas nunca se considerou um cordelista.
























quarta-feira, 13 de julho de 2011

Frevo

Em Pernambuco, entre os anos de 1910 e 1911, ocorreu o aparecimento de um ritmo carnavalesco bastante animado e que é famoso até hoje: o frevo. A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo.



Apresentação - música: "Asa Branca"

Luíz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912. O futuro de Gonzaga estava realmente na sanfona, profissão posteriormente executada em todo Brasil, graças as observações aos dedos ágeis de "Pai Januário". Antes de Gonzaga completar 16 anos já era conhecido em toda redondeza. Em 1950 Luíz Recebeu dos paulistas o título de "Rei do Baião" que o consagra até nossos dias. Em 1947 ele gravou Asa Branca, esta música pode ser considerada um símbolo do nordeste brasileiro, pois fala de uma difícil realidade na vida dos habitantes dessa região.


Maracatu

Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e europeia. Surgiu em meados do século XVIII.


Apresentação: Folia de Reis - Região Sudeste

Nesta região concentra-se grande parte da população brasileira, contendo as cidades mais populosas do Brasil, que são: Rio de Janeiro, São paulo, e Belo Horizonte. A cultura do sudeste é riquíssima, em Minas Gerais por exemplo, temos as festas de tradições religiosas onde destacamos a Folia de Reis. Este festejo é de origem portuguesa ligado às comemorações do culto da Igreja Católica no Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se presente nas manifestações folclóricas do nosso estado e de muitas outras regiões do nosso país.



terça-feira, 12 de julho de 2011

Poema: José - Carlos Drummond

Carlos Drummond de Andrade um dos maiores poetas da nossa literatura, nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. Começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas. Alvo de admiração irrestrita, tanto pela obra quanto pelo seu comportamento como escritor. Drummond, morreu no Rio de Janeiro, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade. Autor de vários livros, poemas, crônicas, obras conhecimdas e admiradas por um grande público. Dentre elas destacamos o poema: JOSÉ escrito no período da ditadura no país. A declamação do poema foi realizada pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.



Apresentação - música "Aquarela do Brasil"

No Rio de Janeiro o que se destaca é o carnaval, uma das maiores manifestações artísticas do mundo, e com ele o samba no pé. Alunos Alef e Vanessa apresentam uma coreografia com a música "Aquarela do Brasil".