sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sarau na E. M. Luíza Gonçalves Lessa

Para refletir sobre os desafios da vida.



Avaliação do Gestar II através de uma palavra


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ENGENHEIRO CALDAS – MG

GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

RELATÓRIO: Aprender sempre...

14 de novembro de 2009.

“A AÇÃO é uma fonte de conhecimento e de novas hipóteses. O DIAGNÓSTICO, a ANÁLISE CRÍTICA e a AÇÃO constituem, assim, três momentos de um processo permanente de estudo, de reflexão e de transformação da realidade, os quais se nutrem mutuamente.”

Le Boterf

Mediante essa reflexão, é que a nossa oficina de encerramento aconteceu. Iniciamos esta última oficina com as duas turmas de professores cursistas. Para conduzir o encontro fizemos à oração do dia e refletimos uma mensagem: “Vestido azul” que na socialização da mesma conversamos sobre o que é fazer a diferença nas pequenas coisas da vida.

Em seguida fizemos uma dinâmica para expressarmos o que foi o programa Gestar II para cada um. Através de uma palavra os professores foram socializando o que significou para eles enquanto profissionais, para os alunos e para a escola o programa Gestar II. Cada palavra significou a folhagem de uma árvore que juntos construímos.

Cabe salientar o quanto este momento foi gratificante, pois o testemunho de cada um nos possibilitou compreender a grandeza do nosso trabalho no decorrer do programa. Uns dois professores falaram que “antes do Gestar II gostariam de trabalhar a gramática de uma forma diferente, mas tinham medo de estarem fazendo algo errado e que com a didática do Gestar eles tiveram a possibilidade de inovar com segurança e autonomia”. Outros testemunharam o quanto cresceu em conhecimento e o quanto a riqueza do material do programa os ajudaram a desenvolver novos trabalhos. Tivemos também o testemunho de uma professora que se arrependeu de não ter “vestido realmente à camisa” do programa Gestar II, ela reconheceu que não desenvolveu o trabalho como deveria e que no próximo ano deseja fazê-lo melhor.

Após esse momento a professora formadora de português passou um filme: “O caçador de pipas”, com o objetivo de trabalhar a alfabetização e a escrita. Os professores de matemática também quiseram participar desse momento. Socializamos o que mais nos chamou atenção no filme.

Depois do intervalo do almoço cada turma ficou em uma sala para dar continuidade na oficina com estudo final do TP6 e também rever as ações da culminância do projeto nas escolas. Envolvidos com as atividades e com a programação do encerramento do projeto, finalizamos as oficinas práticas com a certeza de que conseguimos vencer esse desafio e o mais importante é que houve mudanças na prática pedagógica e na forma de pensamento de alguns professores sobre a importância da formação continuada na vida do profissional.

Podemos inferir que a implementação e prática do programa Gestar II no nosso município foi um sucesso e nos possibilitou metas claras com foco no desempenho do aluno, melhor ensino e mais aprendizagem.

Isso tudo nos sensibiliza que o programa precisa ser contínuo na prática curricular das nossas instituições, para que possamos trabalhar gradativamente a curto, médio e longo prazo com uma visão no presente e futuro, no ensino dos educadores e aprendizagem dos educandos, para que isso se torne uma “via de mão dupla”, ou seja, uma aprendizagem permanente entre professor e aluno. Aprender sempre...