sexta-feira, 20 de novembro de 2009


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ENGENHEIRO CALDAS – MG

GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

RELATÓRIO: Aprender sempre...

14 de novembro de 2009.

“A AÇÃO é uma fonte de conhecimento e de novas hipóteses. O DIAGNÓSTICO, a ANÁLISE CRÍTICA e a AÇÃO constituem, assim, três momentos de um processo permanente de estudo, de reflexão e de transformação da realidade, os quais se nutrem mutuamente.”

Le Boterf

Mediante essa reflexão, é que a nossa oficina de encerramento aconteceu. Iniciamos esta última oficina com as duas turmas de professores cursistas. Para conduzir o encontro fizemos à oração do dia e refletimos uma mensagem: “Vestido azul” que na socialização da mesma conversamos sobre o que é fazer a diferença nas pequenas coisas da vida.

Em seguida fizemos uma dinâmica para expressarmos o que foi o programa Gestar II para cada um. Através de uma palavra os professores foram socializando o que significou para eles enquanto profissionais, para os alunos e para a escola o programa Gestar II. Cada palavra significou a folhagem de uma árvore que juntos construímos.

Cabe salientar o quanto este momento foi gratificante, pois o testemunho de cada um nos possibilitou compreender a grandeza do nosso trabalho no decorrer do programa. Uns dois professores falaram que “antes do Gestar II gostariam de trabalhar a gramática de uma forma diferente, mas tinham medo de estarem fazendo algo errado e que com a didática do Gestar eles tiveram a possibilidade de inovar com segurança e autonomia”. Outros testemunharam o quanto cresceu em conhecimento e o quanto a riqueza do material do programa os ajudaram a desenvolver novos trabalhos. Tivemos também o testemunho de uma professora que se arrependeu de não ter “vestido realmente à camisa” do programa Gestar II, ela reconheceu que não desenvolveu o trabalho como deveria e que no próximo ano deseja fazê-lo melhor.

Após esse momento a professora formadora de português passou um filme: “O caçador de pipas”, com o objetivo de trabalhar a alfabetização e a escrita. Os professores de matemática também quiseram participar desse momento. Socializamos o que mais nos chamou atenção no filme.

Depois do intervalo do almoço cada turma ficou em uma sala para dar continuidade na oficina com estudo final do TP6 e também rever as ações da culminância do projeto nas escolas. Envolvidos com as atividades e com a programação do encerramento do projeto, finalizamos as oficinas práticas com a certeza de que conseguimos vencer esse desafio e o mais importante é que houve mudanças na prática pedagógica e na forma de pensamento de alguns professores sobre a importância da formação continuada na vida do profissional.

Podemos inferir que a implementação e prática do programa Gestar II no nosso município foi um sucesso e nos possibilitou metas claras com foco no desempenho do aluno, melhor ensino e mais aprendizagem.

Isso tudo nos sensibiliza que o programa precisa ser contínuo na prática curricular das nossas instituições, para que possamos trabalhar gradativamente a curto, médio e longo prazo com uma visão no presente e futuro, no ensino dos educadores e aprendizagem dos educandos, para que isso se torne uma “via de mão dupla”, ou seja, uma aprendizagem permanente entre professor e aluno. Aprender sempre...

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