sexta-feira, 4 de março de 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ENGENHEIRO CALDAS – MG
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PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
(2011)

AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO NAS DIFERENTES ÁREAS:

1- PROFESSORES
2- ALUNOS
3- AVALIAÇÃO
4- COMUNIDADE
5- ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICO-ADMINISTRATIVA

1 - EM RELAÇÃO AOS PROFESSORES:
· Delinear o Projeto Pedagógico da escola.
· Participar do levantamento de dados sobre o nível sócio-econômico e das manifestações culturais características da comunidade, como subsídio para o planejamento das atividades da escola.
· Apoiar o professor recém-chegado na escola explicando a filosofia e a metodologia de trabalho adotada.
· Assessorar os professores nas fases de elaboração, execução e avaliação do planejamento de ensino (Plano de Curso, Planejamento Bimestral, Plano diário).
· Garantir a integração das experiências educacionais.
· Fazer o levantamento de todo material didático da escola e divulgar para os professores.
· Levantar as necessidades de capacitação e atualização dos professores.
· Realizar estudos, reflexões, debates sobre temas pedagógicos polêmicos e atuais.
· Aliar-se aos professores apoiando-os no processo de escolha do livro didático a ser adotado.
· Assessorar o professor no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem dos alunos.
· Orientar os professores a selecionar estratégias e planejar intervenções conforme as dificuldades diagnosticadas.
· Orientar os professores e analisar a elaboração de atividades e provas.
· Analisar os resultados, apresentados pelos professores, após aplicação das atividades avaliativas.
2 - EM RELAÇÃO AOS ALUNOS:
Intervir nas dificuldades de aprendizagem:
- Junto aos professores;
- Junto aos pais:
Encaminhar o aluno, após estudo de caso, para um atendimento especializado.
- Junto aos alunos:
Fomentar a elaboração de projetos de informação profissional.
Fomentar a elaboração de projetos de criação de instituições discentes.
3 - EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO:
Avaliar sistematicamente o desenvolvimento do trabalho pedagógico.
Participar da elaboração, reelaboração e reflexão do projeto de avaliação do ensino-aprendizagem conforme a filosofia da escola.
Participar, junto aos professores e direção, da aplicação da avaliação sistêmica (externa e interna) e da análise dos seus resultados buscando reorientar o trabalho pedagógico de acordo com as necessidades da escola.
Participar, junto aos professores e direção, do processo de auto-avaliação e avaliação de desempenho.
Acompanhar, avaliando sistematicamente, as atividades de ensino-aprendizagem (atividades diárias, provas, atividades avaliativas).
Avaliar as atividades de capacitação (oferecidas pela escola e/ou pela SER/SME, e outras) considerando analisando os resultados obtidos nos processos de ensino e de aprendizagem.
4 - EM RELAÇÃO À COMUNIDADE:
· Provocar a aproximação da família com a escola.
· Envolver a família no planejamento e desenvolvimento das ações da escola.
· Envolver os pais na realização de projetos.
· Analisar, individualmente com os pais, quando se fizer necessário,os resultados do aproveitamento do filho.
· Realizar entrevista com os pais para estudo de caso.
5 - EM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICO-ADMINISTRATIVA:
Analisar, junto à secretaria e direção, a vida escolar do aluno.
Coordenar, junto à direção, a elaboração do PPP, PDE e RE da escola.
Participar da elaboração do calendário escolar.
Participar do processo de enturmação definindo, junto à direção e professores, dos critérios adotados para essa organização.
Coordenar, junto ao diretor, dos critérios de distribuição de turmas na escola.
Coordenar, acompanhando e avaliando sistematicamente, a execução da PP e do PDE da escola.
Coordenar a realização dos Conselhos de Classe, buscando o redimensionamento do funcionamento dessa instância de participação.

” A PIOR DECISÃO COLEGIADA É SEMPRE MELHOR DO QUE A MELHOR DAS DECISÕES INDIVIDUAIS DO ADMINISTRADOR, PORQUE, AFINAL, NINGUÉM SE SENTE INTEIRAMENTE RESPONSÁVEL POR UMA PROPOSTA DE CUJA FORMULAÇÃO NÃO PARTICIPOU.” (ROMÃO, 2001)

RECONHECIDAS AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO É HORA DE PLANEJAR

· Ponto de partida: conhecer a realidade da instituição.
· Conhecer a filosofia de trabalho da escola (consultar o PPP, PDE, RE, Estrutura Curricular).
· Observar o tipo de “clima organizacional” presente na escola.
· Saber das prioridades da escola.
· Agendar uma reunião com os professores (ouví-los em primeiro lugar e, depois expor suas expectativas e sua proposta de trabalho).
· Levantar os livros didáticos adotados, os materiais didáticos disponíveis, bem como observar a utilização desses recursos.
· Identificar a filosofia de avaliação da escola.
· Levantar e analisar os planos de ensino desenvolvidos na escola.
· Garantir datas/horários para encontros e planejamento com os professores.
· Organizar sua agenda/cronograma de trabalho (pedagogo).


“Temos, pois, definidas as três dimensões que caracterizam a especificidade do Pedagogo: pedagógica, administrativa e política. É pedagógica, quando contribui para melhoria do processo ensino-aprendizagem (...). Enquanto administrativa, contribui para viabilização desse processo buscando a integração entre professores, alunos e família. É política quando considera o contexto político, social e econômico, elegendo e privilegiando as ações de reflexão para mudanças no processo ensino-aprendizagem, na escola e na sociedade.”
I – INTRODUÇÃO

O presente Plano de Ação da Coordenação Pedagógica está voltado para a qualidade do ensino e aprendizagem da educação pública da rede municipal de ensino de Engenheiro Caldas – MG.
As ações propostas estão voltadas para uma prática que visa estimular o trabalho da equipe pedagógica e educadores, oferecendo subsídios que possibilite a integração das dimensões política e pedagógica com o objetivo de assegurar o efetivo desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem. A organização do trabalho depende da atuação coletiva de toda equipe. A postura da coordenação precisa estar voltada para provocar mudanças, resolver problemas, alcançar metas, ou seja, articular às idéias, com competência técnica, humana e política.
Segundo Medina (1995, p.158) o espaço que o Pedagogo ocupa “atribui-lhe um trabalho amplo na escola envolvendo a ação dos professores, o anseio da comunidade e o desejo dos alunos”. Caracterizar a dimensão Pedagógica é buscar possibilidades de educação, é vislumbrar as possibilidades e os limites das instituições sociais na construção de um processo transformador, que no sentido de docência ampla requer constantemente a busca de novos conhecimentos para mediar, gerenciar e articular a propostas.

II – JUSTIFICATIVA

“Planejamento é um processo que se preocupa com ‘para onde ir’ e ‘quais as maneiras adequadas de chegar lá’, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto às do indivíduo”. COROACY (1972, p.79).

A partir desse conceito, e tendo em vista a importância de um trabalho que definam ações concretas que possam se antecipar aos problemas e dificuldades encontradas ao longo do ano letivo. O eixo norteador das ações aqui propostas é o do trabalho de equipe numa visão coletiva, visando melhor e mais eficiente desempenho didático pedagógico e a melhoria da qualidade de ensino e de aprendizagem.
Portanto o Plano de Ação Pedagógica faz-se necessário para pautar e direcionar o fazer da Coordenação para que em conjunto com a equipe pedagógica, administrativa e docente das instituições escolares seja possível fazer as intervenções necessárias relacionadas aos problemas, visando principalmente à melhoria da qualidade da educação.

III – OBJETIVO GERAL

Promover a atuação conjunta de um trabalho em rede, fornecendo subsídios teóricos e práticos a equipe pedagógica na implementação de seus projetos e no desenvolvimento do seu trabalho.

IV – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Subsidiar a equipe pedagógica na elaboração e implementação do planejamento anual, propondo alternativas metodológicas a partir de reflexões coletivas.
Estudar, pesquisar e selecionar assuntos didáticos e incentivar a troca de experiências entre a equipe pedagógica.
Promover encontros de formação continuada com temas relevantes de estudos pertinentes as necessidades da equipe.
Promover reuniões pedagógicas mensais para replanejamento.
Identificar constantemente quais as prioridades da equipe pedagógica para prestar-lhes um melhor atendimento.
Estimular o uso dos recursos tecnológicos.
Apoiar e subsidiar a elaboração e implementação de projetos a serem desenvolvidos.
Coletar, analisar e divulgar os resultados de desempenho dos alunos visando à correção e intervenção pedagógica necessária.
Propor e incentivar a realização de palestras, encontros com alunos e professores sobre temas relevantes para formação integral e desenvolvimento da cidadania.

V – METODOLOGIA

O fazer pedagógico da coordenação será desenvolvido no decorrer do ano letivo intervindo e assessorando nas diversas áreas que lhe é atribuída, porém com pertinência e cuidado da área diretamente ligada a transposição didática pedagógica que favoreça o ensino e a aprendizagem.
Torna-se pertinente considerar que enquanto generalista da educação, a Coordenação Pedagógica tem uma ação política explicitada de forma peculiar na organização e gestão do trabalho pedagógico. Nesse sentido, através de uma postura crítica e reflexiva em face da realidade da rede municipal de ensino de Engenheiro Caldas – MG, sendo imprescindível priorizar algumas ações específicas, como:
Prevenir: Acompanhar a equipe pedagógica nas suas respectivas funções e responsabilidades, assessorando sobre:
Planejamento anual.
Cumprimento do calendário escolar – 200 dias letivos.
Registros cotidianos: estudo de caso, portfólio, relatórios, projetos, etc.
Realização do planejamento diário.
Realização do PIP (Projeto de Intervenção Pedagógica) quando necessário.
Ser assíduo.
Cooperar: Assessorar a equipe pedagógica a superar suas dificuldades de maneira positiva e construtiva.
Intervir: Acompanhar de perto o trabalho pedagógico e o rendimento da qualidade do ensino e aprendizagem, dando suporte a equipe pedagógica nas dificuldades encontradas sempre prevalecendo uma relação de harmonia, diálogo, ética e respeito frente a qualquer dificuldade encontrada.

VI – AVALIAÇÃO

A avaliação desse plano de ação será realizada durante o ano letivo de forma processual pela Equipe e Coordenação Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, equipe Administrativa e docentes das instituições escolares.
Esta avaliação contínua será realizada através de:
Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados.
Observação direta e indireta de todas as atividades desenvolvidas.
Fichas de acompanhamento.
Levantamentos estatísticos.
Reflexão e conclusão.
Análise dos dados coletados.

VII – HORÁRIO DE TRABALHO E AGENDA DOS ENCONTROS PEDAGÓGICOS

40 horas semanal e horário extra-turno quando necessário.
Encontro pedagógico toda primeira quarta-feira de cada mês.
Encontro de formação continuada toda terceira quinta-feira de cada mês.
Reuniões extraordinárias quando necessário.

VIII – CONCLUSÃO

O alcance dos objetivos deste plano não depende somente da atuação da Equipe Pedagógica, mas também, do apoio da Equipe Administrativa das instituições escolares, da aceitação dos Professores, do desempenho dos demais funcionários, comunidade escolar, e ainda, do apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.


“A pedagogia é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa.”

Libâneo (1998, p.24)

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