quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Projeto

NÚCLEO INFANTIL “LAR VOVÓ DIOLINDA”


PROJETO: Saúde, Higiene e Alimentação.
PÚBLICO-ALVO: Alunos da Educação Infantil.
DURAÇÃO: Maio a Dezembro de 2011.

I – JUSTIFICATIVA:
A escola é um espaço educativo e formador, que tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, mediante esta realidade, torna-se necessário começar pela própria alimentação oferecida na instituição. O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, orientando os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.

II – OBJETIVO GERAL:
Promover o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, leite e seus derivados;
Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;
Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
Ensinar hábitos de higiene buacal;
Identificar os órgãos dos sentidos e reconhecer suas utilidades para a vida diária;
Reconhecer a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde
Desenvolver no estudante o senso crítico sobre pequenos atos que podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente.

IV – CONTEÚDOS E ÁREAS DE CONHECIMENTO:
1. Linguagem oral e escrita:
Reflexão sobre a linguagem oral e escrita;
Contato com diversos gêneros textuais;
Reconto de textos literários;
Apreciação da leitura.
2. Conhecimento matemático:
Semelhança/diferença;
Agrupamento;
Noção de tempo;
Classificação e seriação;
Situações problemas envolvendo noções de adição, subtração, divisão.
3. Artes:
Músicas, cantigas, parlendas;
Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com materiais diversos, desenho livre.
4. Ciências Naturais e Sociais:
Meio ambiente;
Corpo e higiene;
Órgãos dos sentidos;
Alimentação e saúde;
Nutrição e desnutrição;
Hábitos de alimentação e higiene.
5. Corpo e Movimento:
Descoberta do corpo;
Motricidade;
Expressão corporal;
Movimento.

V – RECURSOS:
MATERIAIS: livros de literatura; revistas; Diversos textos; Aparelho de DVD, TV e filmes; CDs; tintas; pincel; papéis diversos; cola; tesoura; lápis de cor; rótulos de produtos; jornais; fantoches; jogos pedagógicos; alimentos para degustação; flúor; copos descartáveis; escovas de dente; massinha.
HUMANOS: Dentista; Enfermeiro (a); Nutricionista; professores contadores de história.

VI – METODOLOGIA:
Os conceitos desenvolvidos são abordados de forma específica e interdisciplinar, inserindo os assuntos relacionados à saúde, higiene e alimentação de forma explícita e implícita. Esse processo de informação possibilita o estudante construir gradativamente a sua conscientização em relação à responsabilidade do ser humano no contexto de vida e saúde.
Convém esclarecer que as atividades apresentadas servirão como ponto de partida para trabalhar o assunto, e estão associadas aos temas transversais, cabendo ao professor sair do contexto puramente informativo, dando continuidade ao assunto de forma lúdica e motivadora.
O encerramento do projeto se dará com a confecção de uma cartilha, que possibilitará aos educadores e educandos passarem as informações aos pais e comunidade sobre o trabalho desenvolvido.

VII – CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

01- História do livro – O Sanduíche da Maricota.
Atividade: Desenho livre com massinha.

02- Verduras e hortaliças.
Atividades: Confecção de carimbos com batata; Visita a uma horta.

03- Charadas –
Atividade: Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes.

04- Higiene com os alimentos – Ensinar os procedimentos principais de higiene com os alimentos, que devemos ter antes de consumi-los.
Atividades: Apresentar a pirâmide alimentar e montar uma (com recortes de alimentos) no mural da escola juntamente com os alunos, utilizando papel pardo, revistas, cola, tesoura.

05- Vitaminas – Trabalhar os valores nutricionais dos alimentos.

06- Alimentos saudáveis e não saudáveis.
Atividade: Confeccionar mural de alimentos que devem ser consumidos com moderação.

07- Derivados do leite – Trazer para sala de aula rótulos de derivados do leite.
Atividades: Confeccionar brinquedos com caixa de leite.
Bingo de rótulos.

08- Alimentação saudável – Livro: “O sanduíche da Maricota”.
Atividade: Palestra lúdica sobre alimentação saudável.

10- Apresentação teatral dos professores sobre a importância das frutas.
Atividade: Piquenique

11- Palestra lúdica – Higiene bucal.

12- Triagem – Levantamento dos alunos que necessitam de tratamento dentário.

13- Roda de conversa a respeito dos cuidados referentes à higiene pessoal.

14- Caixa surpresa contendo diversos objetos utilizados em nossa higiene pessoal. A medida que cada objeto for descoberto o professor faz intervenções.

15- História infantil sobre hábitos de higiene. Obs.: falta escolher a história

16- Confeccionar com a turma um mural com rótulos referentes ao que utilizamos para higiene pessoal.


VIII – AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá antes, durante e após a execução do projeto. Os alunos serão avaliados em relação ao envolvimento, participação, atenção e mediante mudanças atitudinais.

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