quinta-feira, 5 de julho de 2012

Inauguração Sala de Recursos - Atendimento Educacional Especializado


     A Sala de Recursos é um serviço especializado de apoio, que visa prestar atendimentos pedagógicos especializados aos estudantes incluídos nas classes comuns e que apresentam necessidades especiais.
    A metodologia aplicada nas salas de recursos é baseada em atividades lúdicas, como jogos pedagógicos e materiais que exercitam a coordenação motora, o tato, a respiração, audição, memória, definição de cores e descontração, entre outras ações. Esse atendimento acontece em turno diferente ao que o aluno estuda na escola comum. O acompanhamento dos alunos na sala de recursos é oferecido de forma individual ou em grupo, de acordo com as necessidades de cada estudante.
      Importante ressaltar também que a sala de recursos é para os estudantes portadores de necessidades especiais e não funciona como aula de reforço, pois além de ter um espaço amplo para o atendimento, esta sala recebe materiais pedagógicos específicos para a sala de inclusão, como livros em Braille, computador adaptado, por exemplo.
  A finalidade do Atendimento Educacional Especializado é oferecer ferramentas e recursos que possam potencializar suas capacidades, promovendo o desenvolvimento e sua aprendizagem, levando o aluno a sua própria emancipação. É um processo que avançará passo a passo trilhando os caminhos da educação inclusiva.
    Enfim, o trabalho a ser desenvolvido é uma busca profunda de respeito aos limites existentes e a valorização de potencialidades que nossos educandos oferecem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário