segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Grandes Experiências

RELATÓRIO: “Linguagem e Cultura” (Língua Portuguesa)

Elizeth Gonçalves da Silva
05 de setembro de 2009.

Nesse dia nossas expectativas estavam grandiosas para repassar um pouco do que aprendemos na 2ª formação de formadores do Gestar II na cidade de Coronel Fabriciano – MG.
A Professora formadora iniciou a oficina com uma mensagem relacionada ao professor, foi feita a socialização da mesma e em seguida abrimos um momento para repassar um pouco do que aprendemos na 2ª formação. Utilizamos algumas fotografias, relatórios e compartilhamos algumas das experiências dos nossos colegas de formação. Podemos inferir que este momento nos proporcionou motivar ainda mais a turma.
Após essa troca de experiências, a Professora formadora deu continuidade à oficina com o estudo do livro TP1 – unidade 2, que tem como tema geral “Linguagem e cultura”. Nessa oficina trabalhamos com alguns textos de Carlos Drummond de Andrade e resolvemos algumas atividades propostas no TP. Realizamos atividades em grupo, momento que nos possibilitou desenvolver ainda mais a nossa capacidade de trabalhar em equipe e após socializamos os resultados fazendo a apresentação das atividades.
A cada oficina presencial tenho percebido o desenvolvimento dos professores, mas também percebo o quanto à maioria tem dificuldades de transpor o conhecimento adquirido para uma prática inovadora. Quero ressaltar o quanto os nossos educadores necessitam de um acompanhamento e assessoramento na sua prática pedagógica. Muitos deles requerem apenas o incentivo e segurança por parte de seus gestores. O Gestar II tem nos proporcionado momentos em que percebemos esses pequenos detalhes, pois sua proposta nos torna mais próximos dos professores e isso é muito gratificante, principalmente pra mim como coordenadora pedagógica do gestar, pois esse contato me faz ter uma visão ampla das necessidades do professor.
Gostaria de salientar o quanto tenho aprendido, e no estudo desse TP, ao falarmos da linguagem e cultura abre-se um leque de questionamentos que nos permite vivenciar na prática educacional variadas dimensões da linguagem e cultura entre nossos profissionais. Os questionamentos realizados, as trocas de experiências e nossas vivências diferenciadas, têm enriquecido de grandes possibilidades de trabalho e conhecimentos nossos encontros presenciais. Cabe ressaltar que o programa gestar II tem dado muito certo, porque este é um investimento diretamente para aquele que está no chão da sala de aula, que é o professor. Este sim é o que pode fazer a diferença no ensino para que haja uma melhor aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário