sábado, 19 de setembro de 2009

Realatório: "Matemática em ação".

Elizeth Gonçalves da Silva - 14 de setembro de 2009.

Iniciamos o encontro com grande motivação, pois estaríamos socializando um pouco do que vivenciamos na formação de formadores no município de Coronel Fabriciano – MG. A professora formadora fez a leitura de uma linda mensagem que contemplava em sua moral o “trabalho com alegria”. Essa mensagem nos possibilitou um momento de reflexão sobre a nossa prática enriquecendo o nosso encontro.

Passamos para o momento de trocas de experiências e as professoras socializaram a prática do gestar em sala de aula, ressaltando os pontos positivos e negativos. Uma das professoras relatou a dificuldade em relação ao tempo para desenvolver as oficinas em sala, mas que acredita conseguir realizar um melhor trabalho a partir do próximo ano. Aproveitamos também para falar das experiências vivenciadas na formação e o quanto cada município tem realizado atividades diferentes e criativas.

Após esse momento livre de socialização, iniciamos a elaboração do projeto de forma coletiva. Primeiro discutimos sobre o tema e decidimos trabalhar com “meio ambiente”. A escolha desse tema tem como objetivo informar e refletir sobre a ação do cidadão no meio em que vive. Optamos por realizar um projeto interdisciplinar de forma a envolver por completo todos os responsáveis pela formação de um cidadão crítico e participativo, sabendo viver em sociedade de forma a contribuir com a construção de um mundo de homens que lutam por uma vida melhor em um planeta sustentável. Os assuntos a serem estudados dentro do tema “meio ambiente” foram divididos entre as disciplinas, ficando matemática com a responsabilidade de enfatizar o assunto “lixo”. Montamos o cronograma de atividades a serem trabalhadas, descrevendo quais os conteúdos que serão contemplados na realização dessas atividades.

Gostaria de salientar o quanto esse momento foi gostoso, pois mesmo sendo poucas pessoas envolvidas conseguimos “parir” grandes idéias e o melhor é que todas as professoras demonstraram interesse e tiveram participação. Avaliamos o encontro oralmente e por escrito, esse foi também um momento muito rico de aprendizagem, na qual fizemos também a nossa auto avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário