quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Relatório: "Linguagem e cultura"


Aos 19 dias do mês de setembro, foi realizada mais uma oficina do Gestar II de língua portuguesa que teve como objetivo rever e sistematizar as informações essenciais em torno do uso do texto no ensino da língua (incluindo a intertextualidade).
A professora formadora iniciou a oficina com uma mensagem “oração do professor” e em seguida deu continuidade ao encontro com a elaboração do projeto. Esse foi um momento muito importante, pois a maioria mostrou-se empenhados e motivados na realização do projeto. O projeto elaborado pela equipe enfatiza um assunto que está em foco que é meio ambiente. Dentro desse tema os professores sugeriram algumas atividades voltadas para a leitura e escrita com o objetivo de contribuir para a formação de alunos leitores que exercem verdadeira cidadania no cuidado com o meio ambiente.
Após concluir a elaboração do projeto passou-se para a correção da tarefa – unidade 3 do TP1 e em seguida houve a socialização das experiências dos cursistas em sala de aula. Momento muito rico de aprendizado, pois na troca de idéias e no desabafo dos desafios percebemos o envolvimento do professor com o programa gestar II.
Mediante os relatos, vê-se o quanto ainda precisamos inovar nossas práticas pedagógicas e como ainda vivenciamos algumas resistências no nosso dia a dia quando falamos em mudança, inovação, transposição didática diferenciada, etc.
Dando prosseguimento a outra oficina, realizamos o estudo da Unidade 4 – TP1 – Intertextualidade; oralidade e escrita. Filme sugerido para a exposição do assunto: Central do Brasil, no decorrer do filme o longo processo de transformação da professora aposentada Dora, a partir de uma dolorosa substituição gradual de pontos de vista. Os professores demonstraram uma boa participação, se empenharam na atividade prática. Após a apresentação dos trabalhos realizaram a avaliação das oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário