sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Relatório: Português e matemática

Esse dia de oficina foi diferente de todos os outros, pois nos possibilitou realizar a formação de língua portuguesa no mesmo dia que matemática. Gostaria de salientar que o programa Gestar II tem sido uma formação continuada que tem nos levado a aquisição de saberes, à soma de experiências. Para uma grande maioria de professores cursistas tem sido o resultado de uma paixão e não obrigação.
Neste dia a professora formadora de português trabalhou as oficinas com o objetivo de resolver dúvidas e sistematizar as informações dos pontos principais das unidades: os sentidos da palavra gramática, o conceito e a constituição da frase e do período; aperfeiçoar o planejamento e a execução de atividades de linguagem (leitura e produção de textos e análise lingüística).
A professora iniciou com uma mensagem, fazendo logo após a mesma uma pequena reflexão com o objetivo de sensibilizar o grupo para o prazer de realizar as coisas com qualidade e amor. Em seguida continuou o trabalho com a correção das atividades e socialização das experiências dos cursistas em sala de aula, momento que tem nos possibilitado perceber o envolvimento da maioria.
Nessa oficina iniciou-se o estudo do TP2 – Unidade 6 – “A frase e sua organização”. O grupo se envolveu no estudo com uma participação efetiva e realizaram as oficinas com entusiasmo e persistência fazendo os questionamentos sempre que precisavam.
Nas oficinas de matemática, a professora formadora deu início com uma mensagem, sugerindo também à reflexão para um trabalho de qualidade. Logo em seguida passou um filme da TV escola “cidade dos homens” – com o objetivo de pensarmos um pouco sobre a nossa prática na sala de aula, a linguagem utilizada para a explicação dos conteúdos propostos na disciplina. Socializamos a moral do filme juntamente com as experiências obtidas com a prática das oficinas em sala de aula. Uma das professoras cursistas enfatizou a necessidade dos estudos coletivos e também as dificuldades encontradas na realização das oficinas.
Dando prosseguimento com as oficinas dos cadernos de teoria e prática TP5 – “Diversidade cultural e meio ambiente: de estratégias de contagem às propriedades geométricas”. Houve uma boa participação e surgiram várias ideias em relação ao projeto que está sendo trabalhado no Getar II.
Percebe-se no dia a dia das instituições escolares que ainda existem profissionais responsáveis e comprometidos com a educação, mas infelizmente existem aqueles que estão na contagem regressiva para a chegada das férias e/ou aposentadoria e tantas outras coisas que tem sido resultado de obrigação.
Nesse sentido finalizo com a frase de Augusto Cury: “Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender” (CURY, 2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário