PROGRAMA GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROJETO
Escola Municipal Adeodata da Silveira Castro
Público Alvo: 6º ao 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental
Duração: 30 dias
I - Temática:
“Algumas coisas se aprendem em casa ou na rua... outras só lendo bons livros”.
II – Problemática:
Entretanto é pertinente considerar que o tema “leitura” está infelizmente, no Brasil, muito mais associado à idéia de fracasso que de sucesso. Em nosso país cada pessoa lê em média 1,8 livros por ano. Mediante esse problema é extremamente relevante reconsiderar o papel da escola e sua práxis no processo de formação de leitores. Nesse sentido cabe levantar alguns questionamentos:
A leitura na escola tem sido considerada como um fator primordial de inserção social?
De que forma a escola tem proporcionado ao estudante o contato com a leitura?
III – Fundamentação Teórica:
O interesse em investigar as interferências positivas da escola na formação de leitores levou-nos a diversas visões teóricas que deram suporte ao nosso trabalho com o projeto. Infere a relevância deste o fato de que a maioria dos autores que sustentam as ações desenvolvidas concorda que, o educando necessita de ser motivado a se tornar um leitor.
A escola exerce um papel extremamente importante neste processo, como lembra Silva (1985), “um pré-requisito básico para o desenvolvimento da leitura numa sociedade diz respeito à formação de leitores através do processo de alfabetização”. Ele faz outra consideração pertinente quanto ao ensino da leitura nas séries iniciais quando afirma que “o ensino nas séries iniciais pode ser tomado como sinônimo de ensino da leitura (fase da alfabetização, fundada no ‘aprender a ler’) de modo que as crianças possam se situar no mundo da escrita – elemento este que melhor caracteriza uma sociedade letrada” (SILVA, 1985, p. 58).
Percebemos que o acesso a uma boa literatura juntamente com técnicas inovadoras e dinâmicas, possibilita ao estudante um leque de informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura. Para isso, não é necessário somente que a escola tenha uma boa estrutura física, mas sim um corpo docente empenhado e dedicado no exercício de suas funções, haja vista que, a rede escolar, bem ou mal acabada, reprodutora ou não, com ou sem condições ideais, etc., ainda permanece sendo o local onde o ensino do ler e escrever é possível de ser concretizado (SILVA, 1985, p. 37).
Assim, baseada nas diversas concepções sobre a importância do tema aqui tratado fica evidente a relevância da escola no processo de formação de estudantes leitores. Portanto, “acreditamos que a visão das múltiplas faces dessa questão possibilitará enriquecer e instrumentalizar o debate sobre a leitura em nosso país e em nossas escolas. Ler e reler o mundo para transformá-lo constitui uma necessidade e um desafio permanentes” (REVISTA PÁTIO, 2005, p. 5).
IV – Objetivos:
Objetivos gerais:
· Melhorar e estreitar a relação dos alunos com livros.
Objetivos específicos:
· Despertar o gosto pela leitura.
· Divulgar a leitura.
· Despertar as habilidades artísticas.
· Melhorar a escrita.
· Conhecer e reconhecer nomes da nossa literatura.
V – Metodologia:
Para aproveitar o potencial que a narrativa apresenta selecionamos livros de acordo com o interesse dos estudantes, desenvolvendo atividades que exercitem a leitura e a criatividade.
Organizar momentos de leitura atraindo os estudantes através da audição, ouvir histórias, o que paralelamente estimulará a sua capacidade de criar. Como? Incentivando-os a recontar as histórias. Contar histórias, vivenciando um momento agradável, privilegiando os recursos disponíveis (fantoches, teatro, dramatização, etc.) e habilidades que são inerentes ao ser humano, tais como o fato de transmitir ao ouvinte as emoções e sentimentos dos personagens através do tom de voz e das expressões. A forma criativa de contar histórias serve como veículo para um aprendizado espontâneo, prazeroso e agradável de noções e conceitos.
Utilizar poemas de autores conhecidos, selecionando algumas poesias para que os estudantes apresentem para os pais no dia do sarau em forma de coro falado. Confeccionar livrinhos de poesias juntamente com os estudantes, contendo poemas escritos por eles.
A iniciação teatral desenvolve e muito o gosto pela leitura. A começar pelo resgate da cultura do estudante, onde com certeza, iremos encontrar uma variedade de cantigas e histórias que deverão desenvolver a teatralidade sem perder o que é mais importante no ser humano, à capacidade de improvisar.
Tais atividades associadas a recursos como a música, por exemplo, deverão proporcionar ao estudante, situações de prazer já que “a leitura nem sempre é um ato agradável, nem sempre é um prazer” (RANGEL, 1990, p. 15). A música é um dos diferentes recursos que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e emocional da pessoa humana e que merece especial atenção. A música por si só contribui para o pensamento criativo. De uma forma ou de outra, a música produz um efeito que pode ser mental ou corporal, ela provoca movimentação.
Realizar no decorrer do projeto o “Passaporte do Leitor”, com o objetivo de dar continuidade à motivação para a leitura. Esse funcionará da seguinte forma: a cada semana o estudante terá que ler pelo menos um livro para arquivar no seu passaporte (ficha) e comentá-lo na sala de aula para os colegas. A cada livro lido o estudante preencherá uma ficha com o nome do autor, nome do livro, editora, ano. No final do projeto o aluno receberá seu “Passaporte do Leitor” (certificado), com o registro dos livros que leu durante o projeto.
Por fim, gostaríamos de ressaltar que ao utilizar recursos lúdicos para incentivar e incutir nas crianças o gosto pela leitura, deve considerar que, segundo Cagliari, “A leitura às vezes é como uma música que se quer ouvir e não dançar” (CAGLIARI, 1995, p. 181). Portanto deve-se ter bom senso e responsabilidade, ao traçarem objetivos e introduzir metodologias e, principalmente observar com cautela os progressos e, quando houver, retrocessos da nossa práxis durante esse processo.
VI – Cronograma:
Atividades
01- Selecionar livros literários para trabalhar com os estudantes.
02- Planejar uma pesquisa para os estudantes em relação aos poemas de alguns escritores.
03-Motivar os estudantes a criarem e declamarem novos poemas.
04-Teatro: “salada Literária dos Poemas”.
05-Desenvolver trabalhos com músicas. Apreciação de letras, coreografias, dança.
06-Passaporte do Leitor
07-Sarau