segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Projeto: Educação ambiental"

PROGRAMA GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROJETO


Escola Municipal Luíza Gonçalves Lessa
Público Alvo: 6º ao 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental
Duração: 40 dias

I - Temática:
“Educação Ambiental: o poder do cidadão”.

II – Problemática:
Alguns eventos climáticos estão dando sinais de que a terra está respondendo, negativamente, aos impactos do atual sistema produtivo e de consumo. Consequências sérias, como secas e enchentes, que destroem moradias e colocam em risco o trabalho de milhões de pessoas.
O que as pessoas podem fazer para preservar a natureza?
Estamos precisando de uma revisão de valores?
O que o homem tem considerado como lixo?

III – Fundamentação Teórica:
Estudos dos conceitos (ecologia, educação ambiental, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, lixo, atitude, comportamento, etc.) básicos atuais que norteiam as discussões socioambientais.
Estudos das concepções em Educação Ambiental. Leitura e estudo de artigos em Educação Ambiental abordando todos os conceitos.

IV – Objetivos:
Objetivos gerais:
· Desenvolver ações de sensibilização visando a contribuir para a conscientização dos estudantes.
· Desenvolver no estudante o senso crítico sobre pequenos atos que podem fazer a diferença na preservação da natureza.
Objetivos específicos:
· Desenvolver a leitura, escrita e a produção textual.
· Desenvolver atividades teórico-práticas visando à educação para o consumo responsável.
· Desenvolver ações de sensibilização quanto à separação do lixo.
V – Metodologia:
Os conceitos desenvolvidos são abordados de forma específica e interdisciplinar, inserindo os assuntos ambientais de forma implícita através de pequenos artigos, relatos, reportagens, filmes, notícias, etc. Assim o estudante vai gradativamente construindo a sua conscientização em relação ao papel do ser humano no contexto do ambiente em que vive.
Fazendo uma costura com os temas abordados, o planeta TERRA é o corpo celeste que proporciona a possibilidade da vida. Como sabemos, as ações humanas provocaram problemas como a extinção de animais e plantas, poluição do ar, da água, da terra. Mediante esse grande descontrole ambiental, o homem está sendo chamado a mudar algumas de suas atitudes e comportamentos em relação ao ambiente. Uma das primeiras soluções avistadas para minimizar os problemas da poluição foi à reciclagem e para reciclar é importante separar o lixo. Esta atitude é uma das primeiras ações individuais importantes para a tomada da consciência ambiental, pois ao passar para os estudantes sobre a separação do lixo, estes começam a fazer uma leitura do tipo de materiais que consomem e começam uma reflexão interna a partir daí.
Convém esclarecer que os textos apresentados servirão como ponto de partida para trabalhar questões ambientais, e estão associados aos conteúdos programáticos da série a que se dirige, cabendo ao professor sair do contexto puramente informativo, dando continuidade ao assunto de acordo com os interesses e peculiaridades de sua turma e do ambiente onde vivem.
O projeto será encerrado com uma feira do conhecimento, que possibilitará aos educadores e educandos passarem as informações aos pais e comunidade sobre o trabalho desenvolvido.
VI – Cronograma:
Atividades
01-Diário de bordo: relatos da vida dos estudantes, enfatizando a vida, a relação com outros e com o meio.
02-Sarau: sensibilização sobre o uso e aproveitamento de materiais, apreciação literária, produção escrita de poemas, livrinhos, etc.
03-Textos de assuntos sobre o meio ambiente – trabalho com leitura e compreensão de diversos tipos e gêneros textuais.
04-Filme: “Narradores de Javé” – sensibilizar sobre a importância da escrita, do registro e sobre os impactos ambientais. Complementação com pesquisa e produção textual.
05-Filtração da água: desde a pesquisa até a montagem da experiência.
06-Tenda literária – estímulo á leitura, gosto pela literatura.
07-Poluição: combustíveis que são mais poluentes. Montar com os estudantes gráficos de colunas, linhas e de setores, constando qual o combustível mais poluente e qual o menos poluente.
08-Lixo seletivo: orientar os estudantes a separarem em casa o lixo, conversando com seus familiares no sentido de orientá-los e ter a ajuda deles nesse processo. A começar pelo lixo úmido e seco.
09-Pesquisa: decomposição do lixo no meio ambiente.
10-Economia de água e energia – Como economizar? Leitura dos talões, analisando as taxas de consumo e impostos.
11-Atividades de confecção de brinquedos com materiais recicláveis.
12-Túnel do tempo – sinais da natureza em relação à exploração do homem. Uso ou abuso?
13-População em crescimento – exploração descontrolada.
14-Aquecimento global
15-O poder do cidadão – educação ambiental é instrumento de mudança da sociedade – desenvolvimento sustentável com responsabilidade.
16-Feira do conhecimento: momento de culminância do projeto.

V – Avaliação:
A avaliação ocorrerá concomitantemente ao processo de avaliação utilizado pela escola, ressaltando a importância de o/a professor/a avaliar qualitativamente, através das atividades desenvolvidas, o envolvimento, a participação, a colaboração e a compreensão dos assuntos trabalhados, podendo realizar também uma auto-avaliação, conduzindo o educando a uma reflexão e a um posicionamento após cada etapa apresentada. Dessa forma será possível perceber o que não ficou claro e a partir disto reforçar assuntos que mereçam maior atenção. A avaliação contará com um processo cumulativo/qualitativo no que diz respeito à aquisição de conhecimentos necessários e mudanças de atitudes para atingir a meta da educação ambiental.




















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