SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ENGENHEIRO CALDAS – MG
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
DATA: 20 de junho de 2012.
HORÁRIO: 07h00min às 16h00min
ASSUNTO: Escolha do Livro Didático _ Anos Iniciais do Ensino
Fundamental
RESPONSÁVEIS: Equipe Pedagógica
PÚBLICO-ALVO: Professores
OBJETIVOS:
Assessorar na
análise e reflexão da escolha do livro didático.
Realizar a
escolha do livro didático – Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
DESENVOLVIMENTO:
Atividade
|
Estratégia
|
Recurso
didático
|
Responsáveis
|
- Acolhida.
|
-
Socialização reflexiva no coletivo.
|
-
|
Pedagoga
-
Elizeth
|
- Reflexão teórica sobre o compromisso e
responsabilidade com a escolha do livro didático.
|
-
Atividade expositiva dialogada e audiovisual.
|
-
Data show, computador.
|
Pedagoga
-
Elizeth
|
-
Oficina 1: Análise das coleções por editora.
|
-
Atividade desenvolvida em grupo de acordo com cada disciplina relacionada à
escolha do livro didático.
|
-
Cópia Xerox da oficina, livros didáticos e Matriz Curricular de Ensino.
|
Equipe
Pedagógica
|
-
Oficina 2: Registro sobre a análise criteriosa da obra escolhida pelo grupo.
|
-
Atividade desenvolvida em grupo de acordo com cada disciplina relacionada à
escolha do livro didático.
|
-
Cópia Xerox da oficina, livros didáticos e Matriz Curricular de Ensino.
|
Equipe
Pedagógica
|
-
Apresentação e socialização da escolha.
|
-
Atividade expositiva dialogada.
|
-
Cópia Xerox da oficina, livros didáticos e Matriz Curricular de Ensino.
|
Equipe
Pedagógica
|
-
Avaliação do encontro.
|
-
Avaliação oral e escrita.
|
- Cópia da ficha de
avaliação.
|
Equipe
Pedagógica
|
OBS.:
Horário das refeições:
Café da
manhã – 7h
Almoço: 11h
e 30 min.
Café da
tarde: 14h 30 min.
OFICINA 1 –
DURAÇÃO: 3h e 30min.
1- OBJETIVOS:
Analisar e
decidir, no âmbito do PNLD 2013, que livros didáticos vão adotar para o triênio
2013/2014/2015.
Viabilizar um
processo de escolha em conjunto com todos os professores da rede.
2- DESENVOLVIMENTO:
GRUPO: ________________________ANO DE
ESCOLARIDADE:__________________
COORDENADOR 1
(PEDAGOGO(A)):_________________________________________
COORDENADOR
2:_______________________________________________________
RELATOR:_______________________________________________________________
CRONOMETRISTA:_______________________________________________________
3- MATERIAL DE APOIO:
Livros Didáticos (escolha) e Matriz Curricular de
Ensino – Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
4- ATIVIDADES:
1) Analise cada livro didático observando:
a) Se os conteúdos relativos contemplam o proposto na
Matriz Curricular de Ensino da disciplina para o ano de escolaridade e quais as
capacidades foram privilegiadas.
b) Se as atividades propostas contribuem para a
construção do conhecimento do aluno e desenvolvimento de operações mentais
superiores.
2) Reflexão coletiva e análise das obras verificando:
a) A seleção de conteúdos é adequada?
b) A sequência em que são apresentados obedece à
progressão da aprendizagem planejada por sua escola?
c)
O conjunto de
conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o ano
de escolaridade e está de acordo com o currículo?
d) A linguagem é clara e precisa?
e) O texto das explicações é acessível para os alunos?
f)
As atividades se
preocupam em ajudar o aluno a entender o texto das lições?
g) O Manual do Professor contribui o suficiente para um
melhor uso do material?
OFICINA 2
1- OBJETIVO:
Analisar se o livro didático atende à Matriz
Curricular de Ensino e se as atividades permitem aos alunos: dialogar com o
livro, estabelecer relações, levantar hipóteses, confrontar ideias, resolver
desafios, utilizar material concreto, participar de jogos, elaborar problemas,
registrar e discutir estratégias, interagir com os colegas ou com o professor,
sistematizar os conteúdos, contribuindo para que as capacidades básicas
elencadas para o Ano de Escolaridade, em cada eixo, sejam desenvolvidas.
2- MATERIAL DE APOIO:
Livros Didáticos (escolha) e Matriz Curricular de
Ensino – Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
3- DESENVOLVIMENTO:
1º Momento – Duração: 40 min
Registrar as conclusões da análise feita pelo grupo,
respondendo as questões em anexo.
2º Momento – Duração: 40 min
Planejar a apresentação das conclusões da análise
feita, tendo as orientações recebidas como fio condutor e exemplificando com as
atividades do livro analisado.
3º Momento: 1h 10 min.
Sistematização e fechamento da atividade. (Cada grupo
terá 10min para apresentação).
GRUPO:
________________________________________________________________
ANO DE
ESCOLARIDADE:__________________________________________________
NOME DA OBRA - ________ Opção:__________________________________________
AUTORES: ______________________________________________________________
EDITORA;_______________________________________________________________
Façam uma análise criteriosa da obra, considerando os
conhecimentos relativos aos eixos da Matriz Curricular de Ensino. Conduzam a
análise pelos aspectos listados no verso, registrando as observações nos
devidos campos.
1-
Seleção e distribuição das atividades, contemplando todos os conteúdos e
capacidades previstas na Matriz Curricular de Ensino:
|
2-
Articulação entre o conhecimento novo e o já abordado:
|
3-
Articulação entre os diversos eixos da Matriz Curricular de Ensino:
|
4-
Equilíbrio entre atividades de construção do conhecimento e de sistematização
de conceitos:
|
5-
Clareza da apresentação dos conteúdos e da formulação dos enunciados:
|
6-
Contextualização significativa dos conteúdos, relacionando-os à prática
social do aluno:
|
7-
Oportunidades para o aluno estabelecer relações, levantar hipóteses, resolver
desafios, expressar, confrontar e registrar ideias:
|
8-
Oportunidades para o aluno interagir com os colegas ou com o professor,
utilizando materiais concretos e jogos diversos:
|
9-
Outro(s) aspecto(s) não considerado acima e que o grupo julga importante
ressaltar:
|
Análise dos Livros de Geografia
Análise dos Livros de História
Matemática do 4º e 5º Ano
Matemática do 1º ao 3º Ano
Língua Portuguesa 4º e 5º Ano
Português 1º ao 3º Ano
Ciências
Apresentação das coleções que foram escolhidas como 1ª e 2ª opção
OBS.: Parabéns a todos os pedagogos e professores que se empenharam com responsabilidade e compromisso no encontro para escolha do Livro Didático dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário