quarta-feira, 27 de junho de 2012

Escolha do Livro Didático - Anos Iniciais do ensino Fundamental


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ENGENHEIRO CALDAS – MG

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

DATA: 20 de junho de 2012.
HORÁRIO: 07h00min às 16h00min
ASSUNTO: Escolha do Livro Didático _ Anos Iniciais do Ensino Fundamental
RESPONSÁVEIS: Equipe Pedagógica
PÚBLICO-ALVO: Professores
OBJETIVOS:
*      Assessorar na análise e reflexão da escolha do livro didático.
*      Realizar a escolha do livro didático – Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

DESENVOLVIMENTO:
Atividade
Estratégia
Recurso didático
Responsáveis
- Acolhida.
                            
- Socialização reflexiva no coletivo.
-
Pedagoga
- Elizeth
- Reflexão teórica sobre o compromisso e responsabilidade com a escolha do livro didático.
- Atividade expositiva dialogada e audiovisual.
- Data show, computador.
Pedagoga
- Elizeth
- Oficina 1: Análise das coleções por editora.
- Atividade desenvolvida em grupo de acordo com cada disciplina relacionada à escolha do livro didático.
- Cópia Xerox da oficina, livros didáticos e Matriz Curricular de Ensino.
Equipe Pedagógica
- Oficina 2: Registro sobre a análise criteriosa da obra escolhida pelo grupo.
- Atividade desenvolvida em grupo de acordo com cada disciplina relacionada à escolha do livro didático.
- Cópia Xerox da oficina, livros didáticos e Matriz Curricular de Ensino.
Equipe Pedagógica
- Apresentação e socialização da escolha.
- Atividade expositiva dialogada.
- Cópia Xerox da oficina, livros didáticos e Matriz Curricular de Ensino.
Equipe Pedagógica
- Avaliação do encontro.
- Avaliação oral e escrita.
- Cópia da ficha de avaliação.
Equipe Pedagógica

OBS.: Horário das refeições:
Café da manhã – 7h
Almoço: 11h e 30 min.
Café da tarde: 14h 30 min.


OFICINA 1 – DURAÇÃO: 3h e 30min.
1- OBJETIVOS:
*      Analisar e decidir, no âmbito do PNLD 2013, que livros didáticos vão adotar para o triênio 2013/2014/2015.
*      Viabilizar um processo de escolha em conjunto com todos os professores da rede.
2- DESENVOLVIMENTO:
GRUPO: ________________________ANO DE ESCOLARIDADE:__________________
COORDENADOR 1 (PEDAGOGO(A)):_________________________________________
COORDENADOR 2:_______________________________________________________
RELATOR:_______________________________________________________________
CRONOMETRISTA:_______________________________________________________
3- MATERIAL DE APOIO:
Livros Didáticos (escolha) e Matriz Curricular de Ensino – Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
4- ATIVIDADES:
1)     Analise cada livro didático observando:
a)     Se os conteúdos relativos contemplam o proposto na Matriz Curricular de Ensino da disciplina para o ano de escolaridade e quais as capacidades foram privilegiadas.
b)     Se as atividades propostas contribuem para a construção do conhecimento do aluno e desenvolvimento de operações mentais superiores.

2)     Reflexão coletiva e análise das obras verificando:
a)     A seleção de conteúdos é adequada?
b)     A sequência em que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola?
c)      O conjunto de conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o ano de escolaridade e está de acordo com o currículo?
d)     A linguagem é clara e precisa?
e)     O texto das explicações é acessível para os alunos?
f)        As atividades se preocupam em ajudar o aluno a entender o texto das lições?
g)     O Manual do Professor contribui o suficiente para um melhor uso do material?


OFICINA 2
1- OBJETIVO:
Analisar se o livro didático atende à Matriz Curricular de Ensino e se as atividades permitem aos alunos: dialogar com o livro, estabelecer relações, levantar hipóteses, confrontar ideias, resolver desafios, utilizar material concreto, participar de jogos, elaborar problemas, registrar e discutir estratégias, interagir com os colegas ou com o professor, sistematizar os conteúdos, contribuindo para que as capacidades básicas elencadas para o Ano de Escolaridade, em cada eixo, sejam desenvolvidas.

2- MATERIAL DE APOIO:
Livros Didáticos (escolha) e Matriz Curricular de Ensino – Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

3- DESENVOLVIMENTO:
1º Momento – Duração: 40 min
Registrar as conclusões da análise feita pelo grupo, respondendo as questões em anexo.
2º Momento – Duração: 40 min
Planejar a apresentação das conclusões da análise feita, tendo as orientações recebidas como fio condutor e exemplificando com as atividades do livro analisado.
3º Momento: 1h 10 min.
Sistematização e fechamento da atividade. (Cada grupo terá 10min para apresentação).

GRUPO: ________________________________________________________________
ANO DE ESCOLARIDADE:__________________________________________________
NOME DA OBRA - ________ Opção:__________________________________________
AUTORES: ______________________________________________________________
EDITORA;_______________________________________________________________

Façam uma análise criteriosa da obra, considerando os conhecimentos relativos aos eixos da Matriz Curricular de Ensino. Conduzam a análise pelos aspectos listados no verso, registrando as observações nos devidos campos.
1- Seleção e distribuição das atividades, contemplando todos os conteúdos e capacidades previstas na Matriz Curricular de Ensino:





2- Articulação entre o conhecimento novo e o já abordado:





3- Articulação entre os diversos eixos da Matriz Curricular de Ensino:





4- Equilíbrio entre atividades de construção do conhecimento e de sistematização de conceitos:





5- Clareza da apresentação dos conteúdos e da formulação dos enunciados:





6- Contextualização significativa dos conteúdos, relacionando-os à prática social do aluno:





7- Oportunidades para o aluno estabelecer relações, levantar hipóteses, resolver desafios, expressar, confrontar e registrar ideias:





8- Oportunidades para o aluno interagir com os colegas ou com o professor, utilizando materiais concretos e jogos diversos:




9- Outro(s) aspecto(s) não considerado acima e que o grupo julga importante ressaltar:




 Análise dos Livros de Geografia
 Análise dos Livros de História
 Matemática do 4º e 5º Ano


Matemática do 1º ao 3º Ano

 Língua Portuguesa 4º e 5º Ano
 Português 1º ao 3º Ano

 Ciências

 Apresentação das coleções que foram escolhidas como 1ª e 2ª opção








OBS.: Parabéns a todos os pedagogos e professores que se empenharam com responsabilidade e compromisso no encontro para escolha do Livro Didático dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário