SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ENGENHEIRO CALDAS – MG
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
DATA: 20 de junho de 2012.
HORÁRIO: 07h00min às 16h00min
ASSUNTO: Escolha do Livro Didático _ Anos Iniciais do Ensino
Fundamental
RESPONSÁVEIS: Equipe Pedagógica
PÚBLICO-ALVO: Professores
OBJETIVOS:
 Assessorar na
análise e reflexão da escolha do livro didático.
     
Assessorar na
análise e reflexão da escolha do livro didático. Realizar a
escolha do livro didático – Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
     
Realizar a
escolha do livro didático – Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
DESENVOLVIMENTO:
| 
Atividade | 
Estratégia | 
Recurso
  didático | 
Responsáveis | 
| 
- Acolhida. | 
-
  Socialização reflexiva no coletivo. | 
- | 
Pedagoga 
-
  Elizeth  | 
| 
- Reflexão teórica sobre o compromisso e
  responsabilidade com a escolha do livro didático. | 
-
  Atividade expositiva dialogada e audiovisual. | 
-
  Data show, computador. | 
Pedagoga 
-
  Elizeth | 
| 
-
  Oficina 1: Análise das coleções por editora. | 
-
  Atividade desenvolvida em grupo de acordo com cada disciplina relacionada à
  escolha do livro didático. | 
-
  Cópia Xerox da oficina, livros didáticos e Matriz Curricular de Ensino. | 
Equipe
  Pedagógica  | 
| 
-
  Oficina 2: Registro sobre a análise criteriosa da obra escolhida pelo grupo. | 
-
  Atividade desenvolvida em grupo de acordo com cada disciplina relacionada à
  escolha do livro didático. | 
-
  Cópia Xerox da oficina, livros didáticos e Matriz Curricular de Ensino. | 
Equipe
  Pedagógica  | 
| 
-
  Apresentação e socialização da escolha. | 
-
  Atividade expositiva dialogada. | 
-
  Cópia Xerox da oficina, livros didáticos e Matriz Curricular de Ensino. | 
Equipe
  Pedagógica  | 
| 
-
  Avaliação do encontro. | 
-
  Avaliação oral e escrita. | 
- Cópia da ficha de
  avaliação. | 
Equipe
  Pedagógica | 
OBS.:
Horário das refeições:
Café da
manhã – 7h
Almoço: 11h
e 30 min.
Café da
tarde: 14h 30 min.
OFICINA 1 –
DURAÇÃO: 3h e 30min.
1- OBJETIVOS:
 Analisar e
decidir, no âmbito do PNLD 2013, que livros didáticos vão adotar para o triênio
2013/2014/2015.
     
Analisar e
decidir, no âmbito do PNLD 2013, que livros didáticos vão adotar para o triênio
2013/2014/2015. Viabilizar um
processo de escolha em conjunto com todos os professores da rede.
     
Viabilizar um
processo de escolha em conjunto com todos os professores da rede.
2- DESENVOLVIMENTO:
GRUPO: ________________________ANO DE
ESCOLARIDADE:__________________
COORDENADOR 1
(PEDAGOGO(A)):_________________________________________
COORDENADOR
2:_______________________________________________________
RELATOR:_______________________________________________________________
CRONOMETRISTA:_______________________________________________________
3- MATERIAL DE APOIO:
Livros Didáticos (escolha) e Matriz Curricular de
Ensino – Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
4- ATIVIDADES:
1)     Analise cada livro didático observando:
a)     Se os conteúdos relativos contemplam o proposto na
Matriz Curricular de Ensino da disciplina para o ano de escolaridade e quais as
capacidades foram privilegiadas.
b)     Se as atividades propostas contribuem para a
construção do conhecimento do aluno e desenvolvimento de operações mentais
superiores.
2)     Reflexão coletiva e análise das obras verificando:
a)     A seleção de conteúdos é adequada?
b)     A sequência em que são apresentados obedece à
progressão da aprendizagem planejada por sua escola?
c)     
O conjunto de
conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o ano
de escolaridade e está de acordo com o currículo?
d)     A linguagem é clara e precisa?
e)     O texto das explicações é acessível para os alunos?
f)       
As atividades se
preocupam em ajudar o aluno a entender o texto das lições?
g)     O Manual do Professor contribui o suficiente para um
melhor uso do material?
OFICINA 2
1- OBJETIVO:
Analisar se o livro didático atende à Matriz
Curricular de Ensino e se as atividades permitem aos alunos: dialogar com o
livro, estabelecer relações, levantar hipóteses, confrontar ideias, resolver
desafios, utilizar material concreto, participar de jogos, elaborar problemas,
registrar e discutir estratégias, interagir com os colegas ou com o professor,
sistematizar os conteúdos, contribuindo para que as capacidades básicas
elencadas para o Ano de Escolaridade, em cada eixo, sejam desenvolvidas.
2- MATERIAL DE APOIO:
Livros Didáticos (escolha) e Matriz Curricular de
Ensino – Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
3- DESENVOLVIMENTO:
1º Momento – Duração: 40 min
Registrar as conclusões da análise feita pelo grupo,
respondendo as questões em anexo.
2º Momento – Duração: 40 min
Planejar a apresentação das conclusões da análise
feita, tendo as orientações recebidas como fio condutor e exemplificando com as
atividades do livro analisado.
3º Momento: 1h 10 min.
Sistematização e fechamento da atividade. (Cada grupo
terá 10min para apresentação).
GRUPO:
________________________________________________________________
ANO DE
ESCOLARIDADE:__________________________________________________
NOME DA OBRA - ________ Opção:__________________________________________
AUTORES: ______________________________________________________________
EDITORA;_______________________________________________________________
Façam uma análise criteriosa da obra, considerando os
conhecimentos relativos aos eixos da Matriz Curricular de Ensino. Conduzam a
análise pelos aspectos listados no verso, registrando as observações nos
devidos campos.
| 
1-
  Seleção e distribuição das atividades, contemplando todos os conteúdos e
  capacidades previstas na Matriz Curricular de Ensino: | 
| 
2-
  Articulação entre o conhecimento novo e o já abordado: | 
| 
3-
  Articulação entre os diversos eixos da Matriz Curricular de Ensino: | 
| 
4-
  Equilíbrio entre atividades de construção do conhecimento e de sistematização
  de conceitos: | 
| 
5-
  Clareza da apresentação dos conteúdos e da formulação dos enunciados: | 
| 
6-
  Contextualização significativa dos conteúdos, relacionando-os à prática
  social do aluno: | 
| 
7-
  Oportunidades para o aluno estabelecer relações, levantar hipóteses, resolver
  desafios, expressar, confrontar e registrar ideias: | 
| 
8-
  Oportunidades para o aluno interagir com os colegas ou com o professor,
  utilizando materiais concretos e jogos diversos: | 
| 
9-
  Outro(s) aspecto(s) não considerado acima e que o grupo julga importante
  ressaltar: | 
 Análise dos Livros de Geografia
 Análise dos Livros de História
 Matemática do 4º e 5º Ano
Matemática do 1º ao 3º Ano
 Língua Portuguesa 4º e 5º Ano
 Português 1º ao 3º Ano
 Ciências
 Apresentação das coleções que foram escolhidas como 1ª e 2ª opção
OBS.: Parabéns a todos os pedagogos e professores que se empenharam com responsabilidade e compromisso no encontro para escolha do Livro Didático dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário