SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ENGENHEIRO CALDAS – MG
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – FORMAÇÃO CONTINUADA
DATA: 26 de abril de 2012. - HORÁRIO:
08h00min às 16h00min
RESPONSÁVEL: Elizeth Gonçalves da Silva
PÚBLICO-ALVO: Equipe Pedagógica
ASSUNTO: Os Ciclos de aprendizagem: Novos espaços – tempo de formação.
OBJETIVOS:
- Proporcionar uma reflexão sobre a importância da
efetivação das ações de Intervenção Pedagógica no tempo certo,
considerando o princípio da continuidade do percurso escolar do aluno no
Ensino Fundamental, sem interrupção e com aprendizagem.
- Promover uma reflexão acerca da organização e
utilização dos diversos espaços na instituição.
DESENVOLVIMENTO:
Atividade
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Estratégia
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Recurso didático
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Responsável
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- Acolhida.
- Artigo: São tantos na classe,
mas cada um é um (Luiz Carlos de Menezes)
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- Socialização reflexiva em
grupo.
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- Cópia xerox
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Pedagoga
- Elizeth
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- Estudo teórico. “Tempo e
espaços no Ensino Fundamental”.
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- Exposição dialogada e
audiovisual.
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- Data show, slides.
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Pedagoga
- Elizeth
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- Oficina 1.
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- Atividade desenvolvida em
grupo com apresentação.
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-Folha
de papel sulfite, Matriz de Ensino, Ofício circular 302/10, 242/11 e
Resolução 1086/08.
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Pedagoga
- Elizeth
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- Oficina 2.
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- Atividade desenvolvida em
grupo por Ciclo de aprendizagem.
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- Matriz de Ensino, gráfico dos
resultados da avaliação, folha de papel sulfite, CBC, etc.
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Pedagoga
- Elizeth
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- Avaliação do encontro.
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- Avaliação oral e escrita.
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- Cópia da ficha de avaliação.
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Pedagoga
- Elizeth
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OFICINA 1:
ESTUDO DE
CASO 1
Carla tem 7 anos e concluiu o 2º Ano do Ciclo
da Alfabetização em 2010. No final do ano, a professora de Carla conversou com
a supervisora da escola e decidiram que ela deveria ficar “retida” no 2º ano
por não ter consolidado todas as capacidades de leitura e de escrita previstas
no item II, artigo 4º da Resolução SEE/MG nº. 1086/08. Chamaram a mãe da aluna
e informaram que ela ficaria mais um ano o 2º ano. A mãe da menina perguntou:
“Por que só agora me chamaram para dizer das dificuldades da minha filha? Tenho
pouco estudo, mas se soubesse que ela estava ‘fraca’ teria buscado ajuda...”.
Considerando esse relato, o grupo deverá
discutir e responder às seguintes questões:
A - Como o grupo analisa a decisão da
escola em relação à Carla indicando mais um ano no 2º ano do Ciclo de
Alfabetização?
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B - Que análise o grupo faz a partir da pergunta feita pela
mãe de Carla?
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C – Que decisões a escola poderia ter tomado, considerando a
Resolução SEE/MG nº 1086/08, os Ofícios Circulares da SIF/SEE/MG nº 398/08, nº
66/10, nº 52/ 10 e 302/10?
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ESTUDO DE
CASO 2
A professora Beatriz assumiu uma designação no início de ano
para uma turma do 1º ano do Ciclo de Alfabetização. Antes de dirigir-se à sala
de aula teve um encontro com a pedagoga da escola e fez o seguinte
questionamento:
“Não sei
ao certo por onde começar... Este é meu primeiro trabalho como professora. O
que tenho que ensinar e quais as capacidades de leitura e escrita os alunos do
1º ano precisam consolidar até o final do ano?”.
A- Que orientação
fazer a essa professora com base na Resolução da SEE/MG nº 1086/2008 e na
Matriz Curricular para o Ciclo da
Alfabetização – Língua Portuguesa?
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B- Se você fosse à pedagoga desta escola como acompanharia o
trabalho da professora Beatriz?
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ESTUDO DE
CASO 3
Patrícia é pedagoga numa escola da rede municipal de ensino
de Minas Gerais. Como é prática da escola ela sempre acompanha os cadernos dos
alunos, nas diversas disciplinas, como instrumento para avaliar a prática
docente dos professores: atividades, planejamento, interdisciplinaridade,
correção, entre outros aspectos são por ela observados. Assim no mês de abril
fez esse trabalho na sala da professora Ana Maria que atua numa turma do 2º ano
do Ciclo de Alfabetização. A pedagoga constatou que os cadernos destinados às
disciplinas de Ciências, História e Geografia estavam praticamente em branco e
que no caderno de Matemática também constavam poucas atividades. Assim foi conversar com a professora que disse:
“Minha preocupação maior agora é alfabetizar meus alunos. Se eu for me dedicar
a trabalhar as outras disciplinas o tempo para a alfabetização fica muito
pequeno”.
A partir da leitura do “caso” acima, o grupo deverá
responder às seguintes questões, com base na Resolução da SEE/MG nº 1086/2008:
a - A preocupação da professora Ana Maria
tem fundamento? Justifique sua resposta.
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b - Você considera correta a postura da
professora? Justifique sua resposta indicando na Resolução 1086/88 à orientação
prescrita na lei.
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c - Como o grupo poderá orientar a professora para que esta
trabalhe todos os conteúdos curriculares, alfabetizando e letrando seus alunos?
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ESTUDO DE
CASO 4
A Supervisora Tânia trabalha em uma escola de anos inicias.
Analisando a avaliação diagnóstica realizada pelos professores em fevereiro de
2011, detectou nas 03 turmas do 3º ano, que 23 alunos do total de 74, não
tinham ainda consolidadas as capacidades do 1º e 2º ano previstas na Resolução
SEE nº 1086/08. Diante da situação descrita analise a intervenção pedagógica da
supervisora da escola:
A supervisora reuniu com todos os professores do ciclo
inicial da escola para discutir os motivos do baixo desempenho dos alunos. Os
professores alegaram a condição sócio-econômica dos alunos e de seus
familiares como um dos motivos da não aprendizagem, bem como o número de
faltas de alguns destes alunos que se encontram nesta situação. A supervisora
propôs o atendimento diferenciado aos alunos com dificuldades dentro da
própria sala de aula. Pediu aos professores que planejassem suas aulas com
foco nas dificuldades identificadas e trabalhassem com os alunos em grupo,
priorizando, no trabalho da alfabetização muitas oportunidades de leitura e
escrita em sala de aula. Sugeriu ainda que os professores trabalhassem os
mesmos conteúdos com toda a turma dando o enfoque diferenciado para cada
nível de aprendizagem dos alunos.
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A- Como o grupo avalia a orientação da supervisora?
B- Que outras sugestões vocês dariam aos professores para
ajudá-los a consolidar a alfabetização de seus alunos?
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ESTUDO DE
CASO 5
Segundo a Res. 1086 de 16
de abril de 2008, os professores devem organizar suas atividades de modo a
assegurar que, ao final de cada ano, todos os alunos sejam capazes de:
a)
Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
b)
Conhecer os usos e funções sociais da escrita;
c)
Compreender o princípio alfabético do sistema da escrita;
d)
Ler e escrever palavras, sentenças ou textos desenvolvendo a
cada dia a autonomia em leitura e escrita.
Proposta de trabalho
1 - Diante do exposto
acima, localize no Caderno nº 02 – Alfabetizando
- Orientações para Organização do Ciclo
Inicial de Alfabetização – SEE/CEALE, 05 capacidades, 01 para cada eixo,
que deverão ser introduzidas, trabalhadas e consolidadas, no 1º bimestre.
ESTUDO DE CASO 6
Foi constatado pela Equipe
Pedagógica da Escola Santa Clara após realização de Avaliação Diagnóstica, que
8 alunos que foram aprovados no final de 2010 para o 7º Ano do Ensino
Fundamental, apresentaram, em 2011 dificuldades em todas as disciplinas por
terem defasagem na aprendizagem da leitura e da escrita. Por isso, em 2011, a Equipe Pedagógica
da Escola, decidiu que esses 8 alunos deveriam ficar “reagrupados” no 6º Ano
por 2 meses, para aprenderem mais a consolidar as habilidades de leitura e de
escrita. Somente, depois, voltariam à turma de 7º Ano.
Proposta de Trabalho:
À luz do Ofício 242/11 e do
Ofício Circular 302/10, o grupo deverá analisar a situação dos 8 alunos do 7º
Ano da referida escola, respondendo aos seguintes questionamentos:
a) Considerando as
necessidades de aprendizagem dos 8 alunos, o grupo deverá analisar a
conveniência da proposta de ação da Escola para atendê-los e justificar sua posição.
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b) Como orientar a escola em sua atitude
com relação a esses oito alunos freqüentando o 7º Ano do Ensino Fundamental e
“reagrupados” no 6º Ano do Ensino Fundamental, considerando o disposto nos
ofícios pré-citados?
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c) Que estratégias de Intervenção Pedagógica a Escola
Santa Clara deverá realizar para garantir a continuidade da trajetória escolar
desses oito alunos, sem interrupção e com aprendizagem, uma vez que suas
dificuldades nas demais disciplinas se ancoram nas capacidades de leitura e de
escrita não consolidadas “no tempo certo”?
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OFICINA 2:
PROJETO DE
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Análise e
reflexão dos resultados apresentados na avaliação diagnóstica inicial.
1) De acordo com as dificuldades de aprendizagem
apresentadas pelos alunos nos resultados das avaliações, quais capacidades
descritas na Matriz de Ensino a professora deve trabalhar?
2) Mediante a capacidade a ser desenvolvida,
apresente algumas sugestões de práticas pedagógicas que poderão ser trabalhadas
pelo professor para sanar as dificuldades encontradas.
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