GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Coordenadora Pedagógica: Elizeth Gonçalves da Silva
Engenheiro Caldas, 11 de agosto de 2009.
Coordenadora Pedagógica: Elizeth Gonçalves da Silva
Engenheiro Caldas, 11 de agosto de 2009.
RELATÓRIO: OFICINA PRESENCIAL DE MATEMÁTICA
Oferecer um ensino compatível com as exigências da sociedade contemporânea requer mudanças nas formas de trabalho, nas concepções de conhecimento e nas instituições educativas. Esta mudança implica no repensar das relações envolvidas no trabalho docente, isto é, de acordo com Ferreiro e Teberoski (1979) “é preciso ter presente que o aprendiz como sujeito de sua prática docente, para construir a sua competência, o único caminho é o da reflexão sobre a sua prática”.
Mediante essa concepção o grupo refletiu sobre os trabalhos do Gestar II socializando as conquistas e dificuldades que os mesmos têm vivenciado com a prática das oficinas na sala de aula. Após a troca de experiências e apresentação das atividades desenvolvidas com os alunos a professora formadora deu início com o estudo do TP3 – Un. 11: “Usando o conceito de variáveis para discutir a ecologia”.
As atividades propostas para esta oficina foram desenvolvidas através de dinâmica, e utilizado xérox para registro. As professoras cursistas estavam participativas e cooperaram com todo o encontro. Uma delas até sugeriu que na próxima oficina fosse reservado um momento para juntas fazermos o relatório. Essa proposta foi aceita por todos do grupo e foi lembrado também que no próximo encontro iremos elaborar o projeto do Gestar II de matemática e todos são responsáveis para gerir idéias durante a semana para não perdermos tempo no dia da oficina.
Percebe-se a cada encontro que os professores estão mais abertos ao aprender, estão reconhecendo com mais facilidade que precisam estar em estado permanente de ensino e de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário