sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Relatório da reunião pedagógica


GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

RELATÓRIO DA REUNIÃO PEDAGÓGICA

Elizeth Gonçalves da Silva
13 de agosto de 2009.

De acordo com Haidt (1994) “planejar é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prevê as formas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados”.
Nessa perspectiva, a equipe responsável pelo Gestar II se reunião aos 13 dias do mês de agosto de 2009, com o objetivo de rever o planejamento, organizar o portfólio e preparar os materiais que serão apresentados no próximo encontro dos Professores Formadores. Iniciamos com uma mensagem que retrata a questão da necessidade de estarmos sempre abertos a investir no nosso desenvolvimento profissional. A socialização da mensagem foi realizada de forma muito dinâmica, pois contribuiu para o levantamento de todos os aspectos positivos e negativos do trabalho do Gestar II nas escolas.
Após essa socialização sobre a prática pedagógica dos trabalhos, buscamos rever o nosso planejamento observando o que já foi aplicado e o que ainda precisamos realizar. Com o planejamento em mãos refletimos sobre as possíveis mudanças de datas e procedimentos. Conversamos também sobre a organização do portfólio e trocamos algumas idéias sobre o que anexar de diferente para a apresentação do mesmo. Esse foi um momento muito proveitoso, porque pude perceber nos olhos das professoras formadoras o brilho quando estas falavam das atividades realizadas com os professores cursistas nas reuniões e sobre a partcipação dos alunos nas atividades de sala de aula.
Fizemos a leitura e releitura de todo o processo para planejar o material a ser apresentado para os professores formadores no dia do encontro. Decidimos sobre os recursos didáticos a utilizar e como iremos fazer a apresentação. Esse momento nos proporcionou um grande entusiasmo, pois a cada item que mencionávamos para constar no trabalho nos possibilitou perceber melhor os avanços obtidos com o programa.
Infere ressaltar que este também foi um momento que avaliamos a nossa prática, ou seja, levantamos os desafios e dificuldades encontradas buscando salientar as vitórias que estamos conquistando com o desenvolvimento dos professores cursistas e dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário