sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Relatório

Elizeth Gonçalves da Silva - 19 de agosto de 2009.

O programa Gestar II tem nos possibilitado a dar continuidade ao trabalho de formação continuada dos professores de forma bem criativa e enriquecedora, pois este sustenta uma reflexão acerca de práticas educativas que atendem as expectativas e desejos do educando.
Aos 19 dias do mês de agosto de 2009, realizamos uma visita aos professores cursistas da Escola Municipal Adeodata da Silveira Castro, com o objetivo de acompanhar e assessorar nos trabalhos realizados em sala de aula. Os professores cursistas prepararam uma oficina para fazerem com os alunos e esta resultou de uma transposição didática criativa e prazerosa. Os alunos tiveram uma ótima participação demonstrando interesse e motivação para continuar o trabalho. Infere ressaltar a participação daqueles que viviam nos cantos da sala e que não tinha boa interação no momento de realizar trabalhos em grupo.
Os professores também demonstraram empenho e satisfação em estar realizando um trabalho diferente com os alunos, vimos à alegria deles no momento em que os alunos apresentaram o trabalho.
Podemos salientar que no cotidiano escolar os professores cursistas estão atuando com uma prática inovadora, uns com mais facilidades e outros com mais dificuldades. O mais importante é que todos estão tentando redimensionar da melhor forma possível as suas práticas pedagógicas conforme os objetivos propostos pelo Gestar II e necessidades dos alunos.
Mediante uma sociedade globalizada e em desenvolvimento acelerado, precisamos entender que a nossa busca pelo conhecimento dever ser constante. Isso infere que o professor que deseja melhorar suas competências profissionais e metodológicas de ensino, além da própria reflexão e atualização, precisa estar em estado permanente de ensino e aprendizagem, que consiste em ser capaz de indagar, pesquisar, analisar, dialogar, etc. Hoje mais do que nunca, é necessário ter uma atitude indagadora perante tudo que se relaciona com a educação. Os professores cursistas do Gestar II estão desenvolvendo esta atitude indagadora, e tem feito à diferença na sala de aula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário