segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Relatório


GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Coordenadora Pedagógica: Elizeth Gonçalves da Silva
Engenheiro Caldas, 10 de agosto de 2009.

RELATÓRIO


O Programa Gestar II, atende no município de Engenheiro Caldas - MG um total de 09 (nove) professores cursistas, sendo 03 (três) da disciplina de matemática e 06 (seis) da disciplina de português. Os professores cursistas são em sua maioria muito interessados e participativos, temos duas professoras da turma de matemática que são licenciadas na área e uma graduada em pedagogia e na área de português temos um professor licenciado em português e cinco graduadas em pedagogia, duas delas atuam como pedagoga das escolas que está sendo realizado a prática do Gestar II.
O município abriu mão para a participação desses outros professores, pois os mesmos se mostraram interessados e como tínhamos um número muito pequeno de participantes optamos por aproveitarmos o máximo do curso, sendo que estes outros professores ajudam os que são regentes da área a aplicarem algumas oficinas e também como a proposta do trabalho se aplica nas outras áreas do conhecimento, está sendo feito uma prática interdisciplinar nas escolas.
Tivemos uma boa receptividade por parte da Secretaria Municipal de Educação, alguns gestores, pedagogas e professores, só houve um pouco de receio por parte dos professores cursistas da área de língua portuguesa e matemática, estes pensaram que estaríamos propondo algo para ensiná-los a trabalhar, mas isso foi desmistificado logo quando começaram a entender a verdadeira proposta do Gestar II.
No início tivemos um pouco de dificuldades em relação ao calendário das oficinas e também apareceram alguns questionamentos sobre as professoras formadoras, ou seja, houve uma rejeição por estas já fazerem parte do processo de trabalho nas escolas. Principalmente na área de matemática, tivemos uma maior dificuldade quanto ao novo e quanto ao agendamento das oficinas, a maioria dos professores que atuam na área estavam desmotivados, enquanto outros que atuam nas outras áreas, estavam apaixonados com a proposta e mediante esse interesse é que abrimos mão para a participação dos mesmos, buscando assim motivar os outros para a efetivação do trabalho.
Mediante alguns desafios do 1º semestre, optamos por deixar para elaborar o projeto nesse 2º semestre. Vamos passar a proposta na primeira oficina de agosto e dar início à elaboração do mesmo.
Em relação à avaliação do Gestar II, esta tem sido feita durante todo o processo, a cada oficina fazemos a avaliação e auto avaliação. Nesses momentos os professores expressam por escrito e oralmente a opinião sobre o encontro e sobre a participação dos mesmos, eles estão cada vez mais motivados e a cada avaliação vê-se o desejo de buscar mais e mais. Reclamam um pouquinho quando chega o dia de saírem de casa para as oficinas, mas quando já estão no local, percebemos no olhar e na participação a alegria de poder fazer algo diferente para chamar a atenção dos alunos.
Nas primeiras oficinas se apresentaram um pouco desmotivados e sem esperança em relação à educação e participação dos alunos. Hoje, a cada momento de socialização testemunham alguma mudança na aprendizagem e no interesse dos alunos pelas aulas. Penso que esta porta que se abriu através da proposta do Gestar II, trouxe uma esperança aos corações dos professores que estavam um pouco desapaixonados com o trabalho. Viram-se necessitados de estarem abertos a aprender sempre para alcançar os objetivos da escola que é o de “ensinar e de aprender”.




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